15 de janeiro de 2018

Alagoas ganha mais 12 juízes e reforça prestação jurisdicional

O Poder Judiciário alagoano ganhou mais 12 juízes, que irão reforçar a prestação jurisdicional,  atuando no interior do Estado. A posse dos novos magistrados aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), no Plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). O presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Ney Alcântara, participou da cerimônia.

“A nomeação trará tranquilidade ao Judiciário alagoano. O sertão estava desprovido de magistrado. Uma comarca sem juiz traz prejuízos incalculáveis a todos. A Almagis, sentindo essa necessidade, pleiteou muito esse concurso e o Tribunal de Justiça fez a abertura e hoje estamos chegando ao seu ponto máximo. Essa é uma conquista de toda a sociedade”, destacou o presidente da entidade de classe.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Otávio Leão Praxedes, a chegada de novos magistrados irá suprir uma carência do Poder Judiciário, além de garantir mais celeridade. “Hoje é um dia de regozijo para todos integrantes do Poder Judiciário. E para que essa investidura fosse possível, tivemos que contar também com governador do Estado que, com sua sensibilidade, entendeu a nossa necessidade e aumentou o doudécimo”, acrescentou.

Renan Filho, governador de Alagoas, compareceu à cerimônia de posse e destacou a importância da boa relação entre os Poderes, principalmente em momentos de crise financeira. “Estamos aqui em um momento de muita felicidade para a justiça e para o nosso povo. A chegada de novos juízes representa uma Justiça mais célere, e para todos. E importante que nesse momento de crise, por qual passa o país, tenhamos as relações institucionais funcionando desobstruidamente para que mantenhamos o equilíbrio do Estado”, afirmou.

O juiz Thiago Augusto Lopes de Morais fez o discurso em nome dos demais empossados. “A expectativa é desempenhar a melhor prestação jurisdicional possível, entregar Justiça à população alagoana, sobretudo a do Sertão, que carece tanto de um juiz. Isso é uma realização de um sonho. Desde cedo percebi que a magistratura era algo que me imbuia a continuar caminhando, e felizmente eu consegui alcançar esse sonho”, enfatizou o novo magistrado.

Thiago ainda destacou que os novos juízes terão a atuação com foco no destino final, o cidadão alagoano. “A posse de novos de juízes implica a otimização da prestação jurisdicional e o fortalecimento do Poder Judiciário, cuja atuação tem contribuído de modo decisivo para tornar o Brasil um país mais digno, justo e forte, sem exclusões, discriminações e intolerâncias”.

Além de Thiago, foram empossados como novos magistrados: Allysson Jorge Lira de Amorim; Elielson dos Santos Pereira; Douglas Beckhauser de Freitas; Guilherme Bubolz Bohm; Ligia Mont’Alverne Jucá Seabra; Nathallye Costa Alcântara de Oliveira; Lucas Carvalho Tenório de Albuquerque; Raul Cabus; Larrissa Gabriella Lins Victor Lacerda; Vinícius Garcia Modesto e Sandra Moretto Nicola Radunz. 

Eles passarão por um curso de formação, que começa nesta quarta-feira (17), na Escola Superior da Magistratura (Esmal), com término previsto para 21 de junho.

Os novos juízes haviam sido aprovados no último concurso para a magistratura e aguardavam a nomeação. Em abril de 2017, foram empossados outros 12 juízes do mesmo concurso, que foi organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *