Notícias
13 de Fevereiro de 2020
Almagis inicia visitas para conhecer condições de trabalho nas comarcas do interior

Presidente Sóstenes Andrade esteve em Paripueira, São Luiz do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo e Maragogi nesta quarta-feira (12)

O presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Sóstenes Andrade, deu início, nesta quarta-feira (12), a uma série de visitas às comarcas do interior para conhecer as estruturas e condições de trabalho dos magistrados. O objetivo é elaborar um relatório para entregar ao Tribunal de Justiça e à Corregedoria Geral de Justiça com sugestões de melhoras nas unidades judiciárias que, por ventura, precisem.

“Foi uma de nossas propostas de campanha as visitas a serem realizadas logo no início de nossa gestão. Normalmente, nós não sabemos exatamente o que é que o juiz passa na comarca e o que ele necessita. Nós não temos uma visão da situação que é diariamente vivenciada pelos colegas, todos que operam na sede da comarca, bem como pelos jurisdicionados”, explicou o presidente da Almagis.

Segundo o juiz Sóstenes Andrade, no geral, a situação das comarcas é boa, mas com situações pontuais que precisam ser melhoradas. Dentre as unidades que visitou hoje, o juiz explicou que São Luiz do Quitunde precisa de maior atenção por parte do Poder Judiciário, como na questão estrutural, com o envio de computadores novos, melhoria na climatização do salão do júri, entre outros problemas existentes.

“Por ser uma unidade sede bem antiga, a situação é preocupante. Foi feito em novembro uma pintura e alguma pequena reforma, mas é uma situação que precisa de mais atenção do Tribunal de Justiça. Por isso nós estamos oficiando até amanhã o relatório dessas comarcas para pedir ao presidente Tutmés Airan que possa adotar, junto ao Funjuris, as medidas necessárias no sentido de dotar essas comarcas de uma estrutura melhor”, destacou o magistrado Sóstenes Andrade.

Por fim, o presidente da Almagis disse que é importante ouvir e conhecer as demandas de cada associado de perto. “O juiz se sente mais valorizado pela associação que vai lá ver de perto as demandas que ele necessita. Achei muito boa a recepção dos colegas que agradeceram o empenho da Diretoria da entidade”.

Para o juiz Wilamo de Omena Lopes, titular da Comarca de São Luiz do Quitunde, avaliou como positiva a iniciativa da associação. “É muito interessante porque ele vê em loco a dificuldade que temos no dia a dia. Se a Almagis conseguir resolver metade dos problemas que temos aqui, já vou ficar bastante satisfeito”, disse.

As visitas estão sendo avisadas com antecedência pela secretaria da entidade para que os magistrados que atuam em mais de uma comarca possam saber o dia que a visita será feita.

 

 

 

Ascom Almagis

  • Banner
  • Banner
Nossos Parceiros