20 de agosto de 2018

Carolina Valões é a entrevistada do quadro Interagindo com a Almagis, da Rádio Gazeta

A magistrada Carolina Valões é a entrevistada do quadro Interagindo com a Almagis desta segunda-feira (20), a partir das 11h da manhã, no programa Ministério do Povo, da Rádio Gazeta (AM 1.200). A juíza falará sobre a implementação da justiça restaurativa em Alagoas, que iniciará suas atividades no juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher, em Maceió.

O projeto vem também para atender à Meta 8 do Conselho Nacional de Justiça, que incentivou a prática junto às vítimas, ofensores e famílias de casos envolvendo violência doméstica. Em Alagoas, o projeto está iniciando neste mês de agosto através da parceria entre o TJ/AL e a Universidade Tiradentes -UNIT. De acordo com Valões, o Desembargador Tutmés Airan e quatro juízes encabeçam o projeto.

“A Universidade está cedendo recursos humanos (alunos e professores que vão atuar como facilitadores nos chamados círculos da paz), e material (por meio da compra de móveis e equipamentos necessários ao funcionamento das atividades). “Entre os principais objetivos, espera-se trazer à consciência do agressor a responsabilidade pelo dano provocado à vítima e a necessidade de sua reparação”, explica a magistrada.

A magistrada reforça que a justiça restaurativa não vem para substituir a justiça criminal, não promove a impunidade nem a absolvição do agressor. A iniciativa visa atuar para além do processo, com o propósito de propiciar o emponderamento da vítima, a tomada de consciência do agressor e a pacificação familiar.

“Temos que levar em conta o contexto em que estão inseridos vítimas e agressores e enfrentar o desafio de mostrar que a violência praticada (e sofrida) não pode ser encarada como algo normal, natural. O trabalho, sem dúvida, é desafiador, pois pretende promover uma mudança de paradigma, de comportamento por parte dos envolvidos”, completou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *