4 de março de 2020

Diretores da Almagis participam de reuniões em Brasília para discutir temas da magistratura

Juízes Hélio Pinheiro e José Firmino representam a entidade de classe nos eventos da Associação de Magistrados Brasileiros

Os vice-presidentes da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), os juízes Hélio Pinheiro (Administrativo) e José Firmino de Oliveira (Aposentados) participaram em Brasília de uma série de encontros que discutiram temas de interesse da magistratura.

Na terça-feira (03), Hélio Pinheiro representou a Associação alagoana na reunião da coordenadoria da Justiça Estadual da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que foi o primeiro encontro após a eleição da atual diretoria da entidade de classe nacional. Os debates, que contaram com a participação de representantes de associações de magistrados de todo o país, foram conduzidos pela presidente da AMB Renata Gil, ao lado do coordenador da pasta, Frederico Mendes Júnior.

O magistrado também participou da reunião do Conselho de Representantes. Entre os temas abordados nos eventos, foram destaque a permuta entre magistrados; eleições diretas; questão remuneratória; auxílio-saúde; Resolução CNJ 219, que trata da equalização da força de trabalho nos tribunais; porte de armas; obrigatoriedade da presença de um advogado nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc); reforma administrativa; reforma da previdência; competência delegada; e os Jogos Nacionais da Magistratura, que, neste ano, serão realizados em Aracaju (SE).

Também foram discutidas outras demandas da carreira, como a Valorização por Tempo de Magistratura/Adicional por Tempo de Serviço (VTM/ATS). Sobre o assunto, foi proposta uma ação conjunta, em que os integrantes da pasta se comprometeram a levar os anseios da magistratura aos senadores de seus respectivos estados, visando que a matéria receba a devida atenção.

Prêmio Innovare

Ainda no mesmo dia, o juiz Hélio Pinheiro participou da cerimônia que deu início a 17ª edição do Prêmio Innovare, que desta vez homenageará a defesa da liberdade. O evento aconteceu no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília (DF), e contou com a presença da presidente da AMB, Renata Gil, além de dirigentes de associações regionais de magistrados, entre outras autoridades.

Os interessados em participar podem acessar, até o dia 5 de maio, o site do Innovare. A iniciativa reconhece ações que contribuam para o aprimoramento do sistema brasileiro de Justiça e, desta vez, homenageará a todos os que se dedicam à Defesa da Liberdade.

Serão aceitas inscrições de todo o país nas categorias: destaque, Tribunal, juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Justiça e Cidadania. As atividades concorrentes a Destaque devem ser centradas na “Defesa da Liberdade”, enquanto as demais poderão ter tema livre.

Coordenadoria dos Magistrados Aposentados

O juiz aposentado José Firmino representou a Almagis na primeira reunião da Coordenadoria dos Magistrados Aposentados da AMB, que também aconteceu na última terça-feira (03), em Brasília. O magistrado, que também é subcoordenador regional da pasta, apresentou proposta no sentido de organizar grupos regionais de trabalho para levantar as questões prioritárias de interesse dos magistrados aposentados e teve sua proposta aprovada por unanimidade.

Entre vários temas debatidos estavam a valorização dos magistrados aposentados, sua saúde e associatividade.

 

Autor: Ascom Almagis, com informações da AMB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *