9 de outubro de 2015

Juarez Marques Luz recebe honraria da Câmara de Maceió


Em solenidade conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Kelmann Vieira (PMDB), na manhã desta sexta-feira (09), o desembargador aposentado Juarez Marques Luz recebeu a Comenda Pontes de Miranda, no plenário da Casa, diante de amigos e familiares. A honraria é concedida a personalidades que se destacaram na carreira jurídica.

A proposição da homenagem foi de autoria da vereadora Fátima Santiago (PP), que acompanhou a cerimônia na mesa de honra, formada também pelo procurador de Justiça, Luciano Chagas; pelo ouvidor geral do Ministério Público Estadual, Afrânio Roberto Queiroz; pelo procurador de Estado, Benigno Portela; e pelo amigo de infância do homenageado, Paulo Bezerra, atual diretor da Vigilância Sanitária do Estado de Alagoas.

O desembargador Juarez Marques Luz entrou em plenário acompanhado dos filhos Luiza, Juarez e Julius. Na tribuna, rememorou a infância em Palmeira dos Índios, a trajetória como educador e o ingresso na magistratura. “Sempre me voltei à comunidade sem usufruir nada de ninguém”, disse ele, num discurso emocionado, que contemplou, em diversos momentos, revelações de gratidão à esposa Galba Marques Luz, pelo carinho e apoio que ela o dedica até hoje.

“Permaneci por mais de 30 anos na magistratura, acreditando que é no Poder Judiciário que repousa todas as esperanças dos cidadãos, em especial daqueles mais humildes”, afirmou Juarez Marques Luz, que também mencionou a trajetória do jurista Pontes de Miranda, o alagoano que se tornou referência internacional nos estudos do Direito. “Hoje é para mim é um dia de júbilo, por isso agradeço aos nobres vereadores por este momento”.

A vereadora Fátima Santiago frisou que Juarez Marques Luz é merecedor da Comenda Pontes de Miranda pela sua incansável atuação ao Poder Judiciário alagoano. A parlamentar fez a leitura do currículo do homenageado, mencionando, além da carreira bem-sucedida na magistratura, sua dedicação aos familiares e amigos. “Se todos os familiares do nosso homenageado pudessem estar aqui, não caberia neste plenário, talvez nem na praça Deodoro”.

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira, elencou como características do desembargador Juarez Marques Luz a conduta ilibada e a postura feita de humildade no trato com as pessoas. “O reconhecimento da importante colaboração que o senhor deu à justiça alagoana não é feito aqui só pela Câmara, mas por toda a sociedade. O senhor é uma referência para o Direito em Alagoas”, afirmou o presidente, que delegado da Polícia Civil, graduado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas.

A conduta profissional do vereador Kelmann, quando delegado na cidade natal do homenageado, Palmeira dos Índios, foi mencionada durante discurso do desembargador Juarez Marques Luz, assim como sua postura a frente da Câmara Municipal de Maceió. O presidente agradeceu a deferência e ressaltou que o reconhecimento de personalidades como o magistrado fortalece a atividade legislativa. “Ouvir elogios vindos de pessoas como o senhor nos faz, como vereadores, acreditar ainda mais na boa política. Sem dúvidas, isso fortalece nosso desejo de continuar trabalhando em prol de Maceió”.

Entre os familiares e amigos do desembargador presentes em plenário, estavam o juiz de Direito Odilon Marques Luz; o ex-vice-prefeito da cidade de Palmeira dos Índios e ex-secretário de Estado, Denício Calixto de Oliveira; e o sobrinho do jurista, atual chefe de transporte da Divisão Especial de Investigação e Captura, Doroteu Marques da Luz Neto.

Fonte: Ascom/Câmara de Vereadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *