23 de maio de 2016

Juízes participam de treinamento para aperfeiçoar contato com a imprensa

Juízes alagoanos estiveram reunidos, nesta segunda-feira (23), participando de um treinamento com a finalidade de aperfeiçoar o contato com a imprensa. O curso, promovido pela Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), em conjunto com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), foi ministrado pelo jornalista Fábio Gusmão, editor do jornal Extra do Rio de Janeiro.

Com o tema “Justiça e jornalismo: técnicas de comunicação eficiente em mídias tradicionais e digitais”, o treinamento apresentou dicas de como os magistrados devem se comportar no contato com os jornalistas de diversos veículos. Uma estrutura foi montada na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e os juízes tiveram a oportunidade de fazer simulações de entrevistas em rádio e televisão.

“O principal objetivo é fazer com que eles percebam a importância de facilitar essa comunicação com os jornalistas, como peças fundamentais para passar o discurso para a sociedade”, explicou Gusmão.

Durante a parte teórica do curso, Fábio Gusmão frisou que a mensagem precisa ser passada da forma mais simples possível, traduzindo-se os termos jurídicos para o público.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, acompanhou o início do treinamento. “Às vezes proferimos uma decisão ou um gesto que pode ser mal entendido. Temos quer ver o viés de quem entende de comunicação, para que isso possa ser difundido de forma positiva”, observou.

A presidente da Almagis, juíza Fatima Pirauá, destacou a importância do evento para aprimorar a relação da magistratura com a imprensa. “Os juízes devem estar abertos a esse contato com os jornalistas, pois eles são fontes de informações. E a imprensa se faz imprescindível como caminho necessário para repassar essas informações à população. Por isso a realização desse evento da Associação em parceria como Tribunal de Justiça, a fim de contribuir com um relacionamento cada vez mais próximo entre os magistrados e a mídia”, ponderou.  

A juíza Lorena Carla Sotto-Mayor, titular da Comarca de Viçosa, considera o workshop uma iniciativa “excelente e necessária”. “Na medida em que o Poder Judiciário está tentando se aproximar da sociedade, é inegável a importância dos meios de comunicação nesse movimento. É através da mídia que gente vai conversar com a sociedade”, avaliou.

O treinamento contou com as participações das equipes de comunicação da Almagis e do TJ/AL, que disponibilizou a estrutura para parte prática.  

O curso teve o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), da Associação dos Membros do Ministério Público (Ampal), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas (Fecomércio) e do Sindicato da Habitação de Alagoas (Secovi). Uma versão do treinamento também foi ministrada para membros do Ministério Público de Alagoas, na sexta-feira (20).

*Com informações da Dicom TJ/AL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *