16 de novembro de 2017

Magistrados são agraciados com a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro

Na noite desta quarta-feira (15), o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Otávio Leão Praxedes, e a juíza titular da 22ª Vara Cível de Maceió, Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas, foram agraciados com a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca, maior honraria concedida pelo Poder Executivo do Estado. O presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Alamgis), juiz Ney Alcântara, prestigiou a solenidade, que fez parte das comemorações dos 128 anos da Proclamação da República.

“Me sinto muito orgulhoso e gostaria de estender o recebimento dessa medalha a todos os integrantes do Poder Judiciário e também à minha família”, disse o desembargador Otávio Praxedes.

Ana Florinda enalteceu a atuação da magistratura. “Eu imagino que, na minha pessoa, estão sendo homenageadas todas as magistradas de Alagoas, que se dedicam diariamente para consolidar a democracia por meio do Poder Judiciário”.

As medalhas foram entregues pelo governador Renan Filho, que destacou a relevância do Judiciário para o avanço democrático do Estado. “O Poder Judiciário é uma ferramenta muito importante, sobretudo, quando promove uma justiça célere e confere às pessoas a possibilidade de dirimir suas querelas”, ressaltou.

Para o presidente da Almagis, a homenagem significa o reconhecimento da atuação proativa e dedicada dos magistrados. “O desembargador Otávio Praxedes honra a magistratura alagoana por sua trajetória de respeito e dedicação, assim como Ana Florinda, sempre à frente de inciativas visando contribuir com o Poder Judiciário. São magistrados obstinados, que se destacam pelo bom trabalho”, frisou Ney Alcântara.  

A Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro foi entregue a outras 12 personalidades: o procurador-geral da Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto; o ambientalista Fernando José Mendes Pinto; o senador Fernando Collor de Mello; os ex-governadores Geraldo Bulhões, Moacir Lopes de Andrade e Manuel Gomes de Barros; o industrial José Carlos Lyra Andrade; o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Luiz Dantas; a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Santos Bogéa; o arquiteto Mário Aloísio Barreto Melo; a estilista Martha Medeiros; e a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rosa Albuquerque.

Exposição 

Antes da solenidade, que foi realizada no Adro do Convento Franciscano, o presidente Otávio Praxedes e outros homenageados puderam conferir a abertura da exposição que mostra peças originais de Deodoro da Fonseca, trazidas do Museu da República, no Rio de Janeiro. As peças ficarão expostas na Casa Museu Marechal Deodoro.

*Com informações da Dicom TJ/AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *