26 de maio de 2018

Ministro Humberto Martins encerra atividades do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados

Com cerca de 1,5 mil inscritos, o XXIII Congresso Brasileiro da Magistratura abordou o tema mais atual do país: “A politização do Judiciário ou a judicialização da Política?”. Durante os três dias do evento, Maceió foi o palco de painéis e palestras que levaram a magistratura a debater o seu papel nesse novo perfil de sociedade, encontrando soluções e traçando um novo caminho.

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro alagoano Humberto Martins, encerrou o ciclo de palestras científicas do evento e destacou o poder da magistratura de ser um agente transformador da sociedade. “A magistratura brasileira vai além do seu papel de proferir decisões, ela é essencial para ordem e paz social. Os frutos desse congresso serão de grande importância, não só para a magistratura como para a sociedade em geral”.

O presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Ney Alcântara, falou com satisfação por receber no Estado o maior evento da magistratura brasileira. “Alcançamos nosso objetivo, trouxemos as principais lideranças do Poder Judiciário. A presença dos nossos colegas do país inteiro foi altamente considerável. As discussões foram brilhantes, os debates muito bem realizados, e os inscritos saíram contentes com as apresentações”.

 Esta é a segunda vez que Alagoas recebe o Congresso Brasileiro de Magistrados, a primeira foi em 1976. Ney Alcântara, lembrou a importância do apoio de ministros, juízes e entidades para a concretização do evento. “Temos a agradecer a todo o grupo que se uniu para que Alagoas fosse brindada com a maior cultura da magistratura brasileira”.

Para o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira, o XXIII CBM foi um sucesso, com integração entre ministros, juízes e cientistas políticos, todos debatendo os temas atuais do Judiciário, política e sociedade. “Os debates foram de alto nível e muito concorridos. A magistratura mostrou que está preocupada com o país, com o futuro da classe. Saímos daqui melhores que chegamos no começo desse trabalho”, afirmou.

Jayme de Oliveira ratifica o comprometimento do Poder Judiciário com o crescimento do país. “A magistratura, dentro dos limites da Constituição, se dedica e se dedicará ainda mais para que o país possa crescer e evoluir cada vez mais”.

O presidente da AMB ressaltou que temas debatidos no evento, como a violência contra a mulher e de gênero e os direitos da criança e do adolescente, estarão presentes na Carta de Maceió, documento elaborado ao final do evento com uma conclusão dos debates. “Constarão na carta o trabalho e esforço no combate a violência sexual contra a criança, a preocupação com gênero, com a igualdade e as proposta da AMB para o futuro”, acrescentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *