13 de julho de 2018

Ney Alcântara preside o julgamento histórico de Domingos Fernandes Calabar

Passados 383 anos de sua morte, Domingos Fernandes Calabar, um dos personagens mais polêmicos da história do Brasil será julgado para sentenciar o seu papel de destaque do período holandês no país. O Julgamento vai acontecer no Fórum Domingos Fernandes Calabar, no Tribunal de Júri Dr. Alfredo Alves, na cidade de Porto Calvo, dia 22 de julho, às 10h, exatamente na data de sua prisão e execução por enforcamento.

A ação é promovida pela Secretaria de Cultura de Porto Calvo. O julgamento pós-morte terá o banco dos réus vazio e contará com a presença de autoridades do judiciário alagoano, pesquisadores, estudiosos, jornalistas e outras pessoas que formarão o corpo de júri de 13 pessoas para selar o veredito de Calabar na história do Brasil, Holanda e Portugal.

O presidente da Associação Alagoana de Magistrados, Ney Costa Alcântara de Oliveira será o juiz do caso. O magistrado é cidadão honorário do município, reconhecimento que recebeu durante o período em que trabalhou na comarca de Porto Calvo. A acusação ficará por conta do promotor Geraldo Magela, sendo auxiliado pelo advogado e sociólogo Rodrigo Leite; a defesa de Calabar ficará sob a liderança do advogado José Ailton Tavares, sendo auxiliado pelo advogado Ney Pirauá.

O corpo de jurados será formado por 13 pessoas entre elas já estão confirmados os jornalistas Ênio Lins e Maurício Silva; o historiador Douglas Apratto; o escritor Severino Ramos Barbosa; o professor Valdomiro Rodrigues, entre outras personalidades que vão marcar presença no julgamento que já está conhecido como o “Julgamento da História”.

A secretária municipal de Cultura, Maria Terezinha de Oliveira Silva, está muito otimista com a realização do evento. “Será um grande marco na história de Alagoas esse julgamento de Calabar aqui em Porto Calvo. O polêmico personagem será julgado e a expectativa para o resultado será enorme”, declarou.

Heroi ou traidor? Vilão ou idealista?

Domingos Fernandes Calabar é o personagem mais emblemático do período Holandês no Brasil. Foi taxado de traidor na época por ter desertado do lado português para o holandês. Calabar foi preso em uma emboscada em julho de 1635, foi enforcado e teve o corpo esquartejado pelas ruas históricas de Porto Calvo. No século XX, alguns historiadores passaram a considera-lo heroi por ter tido a visão que o domínio holandês seria melhor para o Brasil. Heroi ou traidor? O resultado é dia 22 de julho de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *