4 de dezembro de 2019

Pesquisa da AMB aponta Judiciário como instituição mais confiável entre os três poderes

A fim de disponibilizar informações e as expectativas da sociedade a respeito do Poder Judiciário, a Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou, na última segunda-feira (02), um diagnóstico de imagem encomendado à Fundação Getúlio Vargas (FGV). A pesquisa apontou que a Justiça brasileira é a instituição com mais confiabilidade da população entre os três poderes.

O estudo, realizado entre agosto de 2018 e novembro de 2019, é inédito em questão de profundidade e identificou oportunidades para o Judiciário melhorar a comunicação e aumentar a aproximação com os cidadãos.

De agosto de 2018 a julho de 2019 foram realizadas pesquisas qualitativas com usuários ou não do sistema de Justiça. De julho a setembro foram feitas pesquisas quantitativas com a população em geral, advogados e defensores públicos, além de estudos sobre o Judiciário nas redes sociais e na mídia internacional. De setembro a novembro foi feita a análise e elaboração do relatório final.

O diagnóstico também mostra que 42% dos entrevistados disseram que sabiam da existência de uma divisão entre Justiça estadual e federal, mas não conheciam as atribuições de cada uma. Já 23% das pessoas questionadas não sabiam que existia dessa divisão, enquanto 24% da população afirmou saber que sabia da divisão e conhecia algumas das atribuições de cada. 11% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Confira o estudo na íntegra aqui.

Ascom Almagis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *