6 de abril de 2018

Presidente da Almagis participa da inauguração da galeria de fotos dos presidentes do TJ/AL

O presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Ney Alcântara, participou, nesta sexta-feira (06), da inauguração da galeria de fotos dos presidentes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

Ao todo, são 39 fotografias dos chefes do Judiciário estadual, desde o primeiro, Tibúrcio Valeriano, que assumiu em 1892, até o atual presidente Otávio Leão Praxedes. As imagens estão fixadas em parede no gabinete de Presidência.

Para o presidente da entidade de classe, a galeria é uma forma de reconhecimento pelo trabalho dos magistrados que assumiram a gestão do Judiciário alagoano ao longo dos anos. “É uma homenagem importante que o Tribunal está prestando aos magistrados que assumiram a missão de presidir a Corte. E também é uma forma de deixar sempre viva a história do Judiciário alagoano”, destacou Ney Alcântara.

Na solenidade, o atual presidente do TJ/AL, desembargador Otávio Leão Praxedes, ressaltou que a homenagem consiste em um “resgate” daqueles que contribuíram com a instituição, “cada com sua história e peculiaridades”.

“Hoje estamos fazendo justiça com aqueles que tiveram uma importância vital na movimentação e na história do Poder Judiciário”. O presidente informou que pretende inaugurar, durante a sua gestão, o Museu do Judiciário de Alagoas, que funcionará no prédio centenário do Tribunal.

O trabalho de pesquisa que deu origem a galeria foi realizado pelo juiz Claudemiro Avelino, que também é historiador, e faz parte da comissão que trabalha na criação do Museu.

Diversos ex-presidentes e familiares participaram da cerimônia. O desembargador José Carlos Malta Marques, presidente entre 2013 e 2014, falou em nome dos homenageados. “Estou muito satisfeito, agradecido e honrado por estar louvando, nesta solenidade, homens que fizeram a história deste Poder, e fincaram bandeiras de exemplo para nós que estamos  ainda ativos, durante toda a vida que nos resta no exercício da magistratura”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *