3 de julho de 2018

Presidente participa da posse do desembargador Nelson Missias na presidência do TJMG

O presidente da Almagis, Ney Alcântara, representou a magistratura alagoana na posse do desembargador Nelson Missias na presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), a segunda maior corte do País. A solenidade aconteceu na última sexta-feira (29) na capital mineira.

O desembargador Nelson Missias substitui o desembargador Geraldo Augusto de Almeida, que estava à frente da corte, e passará a ser o terceiro nome na linha sucessória do Estado. Com ele, na mesma sessão, foram empossados os demais dirigentes eleitos pelo Tribunal Pleno em 23 de abril deste ano para o biênio 2018/2020.

Palavras do novo presidente

Em seu primeiro pronunciamento à frente do TJMG, Nelson Missias falou sobre o momento conturbado vivido pelo País e a importância do Judiciário para a garantia da democracia. “O Judiciário é por excelência o poder calibrador das tensões sociais, e deve ser capaz de solucionar conflitos de conteúdo social, político e jurídico. Nós devemos produzir Justiça e contribuir para o equilíbrio social na nossa esfera de atuação.”

Nelson Missias destacou que “magistratura independente” e “sustentação do estado democrático” são os conceitos básicos aos quais o Poder Judiciário deve se ater permanente e vigilantemente.  “A independência do Poder Judiciário, repito, é um cânone inviolável.” Ele fez referência também aos juízes de primeiro grau, que nas palavras do presidente muitas vezes trabalham em condições desfavoráveis, mas sempre comprometidos com a causa da Justiça. “Aos seus titulares, nós dedicaremos o nosso esforço, o nosso carinho, de modo a valorizá-los e garantir-lhes sempre melhores e mais seguras condições de trabalho”, garantiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *