11 de janeiro de 2020

Sóstenes Andrade destaca compromisso com a magistratura durante posse como presidente da Almagis

Com 24 anos de carreira na magistratura, Sóstenes Alex Costa de Andrade tomou posse como presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), nesta sexta-feira (10), na Escola Superior da Magistratura (Esmal). Eleitos em novembro de 2019, os demais integrantes da chapa única “Consolidação e Unidade da Magistratura” e os membros do Conselho Deliberativo também foram empossados.

“Tenho uma visão acerca dos problemas que enfrentamos no dia a dia, das dificuldades dos nossos colegas no interior e na capital. Toda a diretoria estará empenhada em exercer nossa missão com maestria e compromisso com a magistratura alagoana. Esse momento é muito importante, nós vivemos problemas na magistratura a nível nacional e precisamos mais do que nunca estar unidos”, disse o novo presidente Sóstenes Andrade.

Com ampla experiência na associação, o magistrado que já assumiu três cargos diretivos em gestões passadas, incluindo o triênio 2017-2019, explicou que conhece as nuances e os problemas da magistratura e não medirá esforços para encontrar soluções.

“O projeto é de mãos dadas com toda a magistratura alagoana, temos um compromisso de verificar em loco a situação das comarcas, fazer uma radiografia do Estado. Já conversei com o presidente Tutmés Airan e o nosso interesse é também ajudar o Tribunal no sentido de alcançar as metas exigidas pelo Conselho Nacional de Justiça", revelou o juiz Sóstenes Andrade.

Despedindo-se com sensação de dever cumprido, o ex-presidente da Almagis, juiz Ney Alcântara, falou que já sente saudades do tempo que passou a frente da entidade e também felicidade de ter tentado cumprir todas as metas da gestão.

“Foram anos difíceis para a magistratura diante dessas reformas no Congresso Nacional, diante desse evento nacional que aconteceu e mudou o país que foi a Lava Jato, mas, com certeza, toda a magistratura do Brasil unida venceu os principais obstáculos. Termino hoje passando ao Sóstenes Andrade a direção para os próximos três anos e tenho certeza que será uma grande gestão”, disse.

Representando a presidente Renata Gil, a secretária-geral da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Julianne Freire, destacou seu contentamento em participar da solenidade, falou sobre o propósito da AMB de manter a unidade da magistratura e a confiança no trabalho dos juízes Ney Alcântara e Sóstenes Andrade.

“Buscamos que cada magistrado brasileiro possa julgar de forma imparcial e com independência, que possa ter segurança de fazer o julgamento e cumprir nossa missão de pacificação social. A magistratura alagoana está muito bem representada na AMB com o colega Ney Alcântara e com o colega Sóstenes que vai estar no Conselho de Representantes. Estejam certos de que eles têm muita vontade de lutar pelos direitos de cada um dos magistrados de Alagoas”, disse.

Para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, as perspectiva é que o TJAL e a Almagis continuem trabalhando juntos para fortalecer a magistratura.

“Nós estamos no mesmo barco: gestão e juízes. Por estamos no mesmo barco precisamos remar no mesmo sentido para fazer do Poder Judiciário um barco cada vez mais forte, fazendo com que os juízes sejam socialmente referenciados, não temidos, mas respeitados. Espero que a Almagis seja como toda boa associação deve ser: propositiva. Que traga para a mesa reivindicações, mas sobretudo idéias”.

A solenidade contou com a participação de associados, autoridades políticas, representantes de instituições, amigos e familiares dos novos membros da Direção e do Conselho Deliberativo.

Nova Cúpula Diretiva

Os sete vice-presidentes da diretoria da entidade são: Hélio Pinheiro Pinto (Administrativo), Geneir Marques de Carvalho Filho (Financeiro), Ana Florinda Mendonça Dantas (Cultural-Pedagógico), Antônio Emanuel Dória (Comercial e de Comunicação e Marketing), Carlos Bruno de Oliveira Ramos (Social e de Esporte e Lazer), Ewerton Luiz Chaves Carminati (Juízes do Interior e Agregação) e José Firmino de Oliveira (Aposentados).

Na solenidade também foram empossados os integrantes do Conselho Deliberativo da Almagis, composto pelos juízes Bruno Acioli Araújo, Fabíola Melo Feijão, George Leão de Omena, José Eduardo Nobre Carlos, José Lopes da Silva Netto, Leandro de Castro Folly, Lívia Maria Mattos Melo Lima, Lorena Carla Sotto-Mayor, Luciano Andrade de Souza, Silvana Lessa Omena e Thiago Augusto Lopes de Morais.

 

Ascom Almagis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *